
O Beach Tennis é um esporte que vem ganhando destaque na atualidade. Anteriormente chamado de “raquetone”, ele nasceu na década de 70 em Ravena, na Itália. No início, foi uma tentativa de jogar o tradicional tênis sobre a areia, adaptado sobre a estrutura do vôlei de praia. Ao longo do tempo, foram sendo criadas regras próprias.
Segundo Marco Ortalani (no prefácio do livro “Beach Tennis, um esporte em ascensão”), nos anos 80, na praia de Ravenna, tudo isso ainda representava um sonho, enquanto naquela ocasião marcavam a quadra fazendo linhas na areia, utilizando redes de vôlei, tentando fazer raquetes com sobra de madeira, debatendo regras e desafiando os outros jogadores das praias vizinhas.
Na época, a rede do Beach Tennis era regulada em 2 metros de altura, o que tornava o jogo muito lento e sem grandes jogadas. Com a redução dessa medida para 1,70, o jogo ficou mais rápido e emocionante, o que permitiu o uso de jogadas mais ousadas e tornou o jogo mais dinâmico e atraente quando praticado ou assistido.
Atualmente, a rede na categoria profissional masculina mede 1,80 metros, na tentativa de deixar o jogo um pouco mais lento e com isso aumentar o tamanho dos pontos. Além disso, existe a regra dos 3 metros, em que nenhum jogador, antes do sacador tocar na bola, pode avançar e ficar próximo da rede a uma distância menor do que 3 metros. Todas essas alterações foram feitas com o intuito de deixar o espetáculo mais atraente e aumentar o interesse dos espectadores.
As raquetes eram feitas de madeira compensada, sendo alguns modelos furados, para facilitar seu manuseio. Hoje, as raquetes têm alta tecnologia e utilizam fibra de vidro e carbono nos modelos para iniciantes, e são compostas de carbono e kevlar nos modelos direcionados para jogadores intermediários e avançados.
No princípio, eram utilizadas bolas de tênis furadas e despressurizadas com o intuito de controlar e limitar sua velocidade. Já hoje, são utilizadas bolas soft, estágio 2, mais leves e vazias, para a prática da modalidade. As dimensões da quadra, após serem adaptadas, foram definidas em 8 metros de largura por 16 metros de comprimento, o que é mantido até os dias atuais.
Este esporte fascinante era jogado exclusivamente na superfície de areia, apesar de haver tentativas anteriores de se jogar em superfícies mais duras, o que não trouxe muitos resultados. A modalidade mais comum é praticada em duplas, porém, também é possível praticá-lo em formato de simples. As partidas têm duração entre 20 e 30 minutos.
Sua popularidade se expandiu pelo fato de não exigir grande experiência esportiva anterior, o que torna o Beach Tennis um esporte acessível a todos os níveis sociais, gêneros e idades. Sua técnica é bem simples e com pouco tempo de prática já é possível jogar e se divertir com os amigos e a família.
Por outro lado, como a migração é rápida para atletas de outros esportes tais como vôlei, tênis, padel, dentre outros, o nível de competitividade tem subido nos torneios. Temos grande quantidade de torneios oficiais e não oficiais acontecendo simultaneamente.
Os torneios oficiais atraem atletas em busca de pontuação nos rankings estaduais, nacionais e até mesmo mundial. Já os torneios não oficiais oferecem premiações que, algumas vezes, superam o que é oferecido quando vale pontuação, o que mostra que o esporte não para de crescer e que tem espaço para todos os públicos.
Normalmente os torneios são iniciados com uma fase de grupos, e depois os melhores se classificam para a fase eliminatória, na qual quem perde será desclassificado.
Os torneios são divididos em categorias de classes A, B, C, D e categorias de idade sub 12, sub 14, 40, 50. Todas essas divididas em feminino e masculino e ainda categoria de duplas mistas.



